Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um texto interessante para puxar pela criativadade dos alunos

O que você levaria para Lua?

                                                                     Cáthia de Almeida


            Se um dia eu for à Lua, levarei galhos e gonfetes. Respondeu Guilherme sem encontrar nada muito legal que começasse com a primeira letra de seu nome.
            - Galhos e gonfetes?!!! – estranhou a professora.
            - Galhos pra enfeitar e gonfetes pra comer. Explicou o menino um pouco insatisfeito.
            - E o que mais você levaria?
            - Goluções. Disse em tom de brincadeira.
            - Goluções pra quê? Assustou-se a professora.
            - Goluções pra resolver os problemas que o Paulo vai levar pra lá.
            A classe inteira riu.
            - Mas a Solange poderia levar soluções e a Carina, confetes – comentou a professora.
            - Mas as minhas goluções são mais lógicas e mais práticas.
            Solange que observava atentamente a brincadeira defendeu-se:
            - Mas eu levaria solidariedade, saúde e sabedoria.
            Guilherme remediou ironizando:
            - Solidão e saudade também.
            Ricardo que andava de namorico com Solange resolveu entrar na brincadeira.
            - Mas eu levaria um tremendo rock pra esquecer da saudade e acabar com a solidão.
            - E a Dorinha levaria a dança.
            - E eu levaria conforto, carinho e chocolate – disse Carina apressadamente.
            - Eu levaria alimentos, amor, amizade e alguma coisa do meu quarto. Acrescentou Alexandre.
            - Tereza, você pode levar televisão, telefone e ternura – cochichou Guilherme, um pouco preocupado por não encontrar nada que valesse a pena com a letra G.
            As crianças, entusiasmadas com a brincadeira, saltavam gritando e falando, todas ao mesmo tempo, inúmeras coisas que levariam para a Lua.
            Guilherme pensava quieto: “Guloseimas, goma de mascar, gravata, gatos, grilos, garrafas, girafa...” Até que surgiu a palavra que ele queria, uma que tivesse valor e depois, outra e mais outra:
            - Genialidade, gentileza e glória! – gritou orgulhoso.
            Assim a lista ficou completa. Nídia levaria o Natal.
           

            Pedro, presentes. E Zilda, que não queria levar nem zebra nem zabumba, levaria Ziraldo ( escritor ), Zico ( jogador de futebol ) e o Zequinha do programa de TV – porque ela é fã n.º 1 deles.
 E você, se fosse pra Lua, o que levaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Professora da Educação Básica, atuando também na universidade. Doutoranda, procuro entender os processos cognitivos envolvidos na produção da referenciação em textos narrativos.