Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Páscoa-Acróstico


Feliz Páscoa para todos!!!

sábado, 24 de março de 2012

Produção de textos - sequências de gravuras.








Compartilho com vocês algumas sequências de gravuras para produção de texto. Muitas desconheço a autoria, se souberem me avisem para dar os devidos créditos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Ortografia - Exercícios

Ortografia é uma preocupação constantes para os professores. Exige muito trabalho e treinamento. Clique na figura abaixo para uma apostila de exercícios de ortografia. Acredito que vai ser muito útil. Recebi e estou partilhando.

terça-feira, 20 de março de 2012

Português - Texto Informativo

A atividade a seguir foi elaborada para desenvolver no aluno a habilidade de escrever um texto informativo a partir de um conjunto de informações. Clique na figura para obter o arquivo.

Português - Diagnóstico 6 anos

Recebi uma atividade de diagnóstico de português para seis anso. Achei interessante e compartilho com vocês.
Clique na figura
para obter o arquivo.

Alfabeto - Alfabeto dos Bichos

Trabalhar o alfabeto de forma dinâmica e agradável é muito importante para que a criança vença as etapas da alfabetização. A atividade a seguir apresenta o alfabeto dos bichos. Pequenos textos rimados seguidos de atividades de escrita. Clique na figura para obter o arquivo.

Alfabetização - trabalhando com listas

Trabalhar com listas pode ser produtivo nas séries iniciais.Podemos elaborar vários tipos de listas, como listas de brinquedos, cores, roupas, compras, animais, etc. Clique aqui para obter uma tividade com listas de animais.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dever de casa - Bilhetes

Recebi um pedido para postar bilhetes para dever de casa. Busquei pela internet e encontrei alguns modelos que reparto com vocês.





Uma cestinha onde se deve colocar além de ovos de chocolate 




domingo, 18 de março de 2012

Leilão de Jardim


Gosto muito deste poema da Cecília Meireles, além da leitura por prazer ,pode ser uma oportunidade para levar as crianças a produzirem seus próprios poemas. Abaixo do poema tem algumas atividades e uma fichinha para ajudar na tarefa de escrever o poema. 










terça-feira, 13 de março de 2012

Lenda da Páscoa


Lenda da Páscoa

Perto da casa do Menino Jesus havia uma palmeira, nela um passarinho fizera seu ninho e pusera 3 (três) ovinhos. Todos os dias o menino Jesus, sentado na soleira da porta, olhava feliz a avezinha.
Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?
Aproveitando um descuido do passarinho, a raposa viera e levara os ovinhos.
O Menino Jesus ficou triste e começou a chorar.
Nisto passou um gato, viu Jesus chorando e perguntou:
  • Por que choras Jesus?
  • Tiraram os ovos do passarinho!
  • Miau, miau, nada posso fazer ! E lá se foi...
Abanando a cauda, chegou um cachorrinho au...au...au...
  • Por que choras, Jesus?
  • Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
  • Au, Au, que pena - e foi embora...
Então, aos pulinhos, com as orelhas muito compridas, apareceu o coelhinho. Parou e perguntou:
  • Por que choras, meu Jesus?
  • Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
O coelhinho abaixou uma orelha e disse:
  • Não chores mais, vou procurar os ovinhos!
E pulando desapareceu. Foi logo bater na casa da raposa que apareceu furiosa:
  • Que queres? Os ovos? Meus filhos já comeram e bateu a porta.
O coelhinho abaixou as orelhas muito triste. Nisto teve uma idéia. Visitou 3 passarinhos seus amigos e pediu a cada um, um ovinho para o menino Jesus não chorar mais.
Muito contente, arrumou os ovos num cestinho e levou-os ao Menino Jesus , que logo enxugou as lágrimas e exclamou:
  • Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho!
Pois de agora em diante como recompensa, levarás lindos ovinhos às criancinhas boas e bem comportadas e farás isso todos os anos quando chegar a Páscoa.
E foi assim, que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo mundo.


segunda-feira, 12 de março de 2012



Recebi esta peça de teatro sobre a prevenção de piolhos. O texto é interessante e por isso resolvi compartilhar com vocês.

                            
                          Teatro -   Operação Pente fino

       Sala de aula: Crianças e professor conversando sobre piolhos e entregando um bilhete para pedir ajuda no combate ao piolho. Termina a aula e todos vão para casa.
Casa:
A mãe sai na janela, o pai chega, coloca a enxada do lado se espreguiça, senta e fala:
     __ Hoje tô morto de cansado! Êta sór disgramadoooo!
     __ É véio, parece que o danadu tá cada veis mais perto da terra!
      A filha chega chamando: 
      __ Mãeee, paiii ... um bilhete da operação pente fino!
     O pai levanta todo desesperado:
     __ Só me fartava essa! Já não bastava a operação curupira, operação arco de fogo e agora vem essa operação pente fino? Da outra veis quase fui presoo!
     __ É Zé! Dessa veis acho que essa Marina da Sirva te pegou com esse blá, blá, blá em defesa do meio ambiente. Cê ta fritooo, homiiiiii!
     __Calma gente! Esse bilhete é da operação combate ao piolho! Não tem nada a ver com seus desmatamentos, pai!
     __ Ufaaa! Mas já não basta mi preocupá com gripe suína, gripe aviária, agora vem esse pióio pra incomodá! Nem tempo pra me coçá eu tenho!
    A mãe pega o bilhete da mão da filha e fala:
     __Deixa eu lê isso!  Pega o bilhete e finge que lê, faz careta, coça a cabeça. Quando termina de ler fala:
    __É pra ajudá a combatê uma tar de pediculose, uma infestação de pioio na iscola. É pra gente passá o pente fino e vê se ocê ta cum pioio fia!
     __Se ocê tive com esse bicho na cabeça vo entra nesse combate cas minhas armas! Esses pioios vão se arrepende de te nascido! Tão pensanu qui o sangui da minha fia é suuucu!!!
   Senta, põe a cabeça da filha no colo e começa a catança, puxa daqui, puxa de lá, vira pra cá, vira pra lá, faz cara de nojo, coloca na unha e mata os piolhos imaginários. Resmunga, resmunga e fala:
    __Fia do céu! Sua cabeça tá um verdadero piorar!
    __É, porque si uma prantação de mio é um miarar, si uma prantação de café é um cafezar, intão uma prantação de pioio deve ser um piorar! E vem essa professora falando qui é uma pediculosiiiii! Qui pediculosiii, o queeeeee, é um piorar memo!
    __Si prepara Zé! Porque agora vai começáaaa a operação que não é da Marina da Sirva, mais é da professora (nome)
   __Ela devia por o nome de operação Mata, mata! Porque é isso que vai sêêêê...  Pega aquele veneno que nóis coloca nas bichera do cachorro, tá bem ai em cima da parediiii!
   __Cê ta locaaa muié, colocá venenu na cabeça da nossa fia, isso faiz mar! Dexáa de sê ignorante!
   __ Qui fais mar o quêeeee, minha mãe colocava na minha cabeça e eu to aqui, vivonaaaa, interonaaa!
    __Cê num vai pegá o venenu eu pegooo! Levanta, pega a latinha com o neocid, mostra para o público e fala:
  ___ Já, já esse combate termina!
 Senta põe a cabeça da filha no colo e começa a colocar o veneno.        Termina, enrola uma fralda na cabeça da filha e fala:
__Agora vamu deitá! Amanhã vô vê como foi o extermíniooo!
    No outro dia o pai se levanta e chama a filha:
__Fia, levanta! A filha aparece toda pálida com olheiras e fala:
__Pai, tô tonta ....
 __Ah, fia! Tonta se sempri foi!
__ Não pai, tô cum dor de cabeça, vontade vomitá, pareci qui vô dismaiá!
  __Nossa, fia! Então se deve tá mar memo.
Chama a mulher!
  __Viu sua ignorante, num falei que venenu num si usa pra mata pioio, eu sô um cabocro da roça, mais eu sô informado! Eu iscuito a rádio Nacionar da Amazônia e a rádio Princesa FM de .......... eu sei que veneno faiz mar!
   A mulher começa a chorar:
----Liga pro hospitar Zé, vê se o médico tá lá! Mi discurpe fia, nunca mais vo fazê isso!!!!
O pai pega o celular, fala, fala... passa um tempo o médico chega!
   Aperta a barriga, olha nos olhos, analisa a pele, sente cheiro de veneno na cabeça da menina e fala:
  __Mais um caso de intoxicação por veneno!! Balança a cabeça, isso é um perigo! Onde já se viu combater a pediculose com veneno! A filha de vocês poderia ter morrido! Piolho se combate com pente fino e uma mistura de vinagre com água, nada mais!
  __Vou receitar um remédio pra desintoxicar a filha de vocês, logo, logo ela vai estar boa. Prescreve a receita e entrega a mãe que agradece.
   __ Ocê tem razão Zé, eu sô curpada da intuxicação da nossa fia. Eu podia te matadooooo ela!
  ___Viu muié, vê si aprendi a lição! Venenu nunca mais!
  __ Não, só pente fino, vinagri e uns champuzinho naturar de ervas qui eu vô fazê.
   Os dois se abraçam e entram em casa!
  


Observações:
 
 Tentei passar a mensagem de forma engraçada, utilizando personagens caipiras. Se servir use, abuse e faça as adequações necessárias.
  * Escrevi algumas passagens utilizando nomes de operações efetuadas no MT em  defesa do meio ambiente.
Para latinha de veneno utilizei a embalagem de pastilha Valda, fiz um furinho nela e coloquei trigo. Quando apertava a latinha, saia o pó de trigo simulando o neocid!
Pode adequar as  personagens, a menina pode ser interpretada por um menino e ser o Chico Bento, etc.
 Sala de aula, os alunos discutem com a professora conteúdos estudado a respeito de piolhos.



sexta-feira, 9 de março de 2012

Gibi contra a dengue



Recebi e estou partilhando com vocês. Uma oportunidade para uma boa produção de texto.

















quarta-feira, 7 de março de 2012

Turma da Mônica - Biografia dos personagens

Todos nós gostamos dos personagens da Turma da Mônica e muitas vezes ficamos curiosos em conhecer um pouquinho mais sobre eles. Apresentamos aqui a biografia tanto dos personagens principais quanto dos secundários. Uma leitura divertida para vocês. Que tal fazer um mural na sua escola ou classe utilizando esse material?

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto

Professora da Educação Básica, atuando também na universidade. Doutoranda, procuro entender os processos cognitivos envolvidos na produção da referenciação em textos narrativos.